Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

A pedra e a espada

A pedra e a espada

Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.

I Sam. 17:48-58


A pedra derruba o gigante, mas quem mata é a espada.

O evangelho de hoje tem se caracterizado por tontear gigantes. Ficamos com dó de matá-lo, afinal de contas ele também é filho de Deus?!!.

A pedra tirada do alforje representa a unção, que derruba o pecado. É o impacto da conversão, do recebimento do Espírito Santo. Quando o homem é confrontado ele faz menção de permitir que Deus extermine o pecado em sua vida. O pecado chega a tombar, fica desfalecido, finge-se de morto. Infelizmente, neste ponto, tem entrado em cena a turma do deixa disso: Não vamos ser radicais!
O gigante precisa morrer, mas, pensando bem, ele tem a sua beleza: bem vestido, imponente, está coberto de bronze; impressiona.

A maioria dos cristãos chega a tontear o gigante do pecado, mas na hora de matá-lo falta-lhe a coragem. Se comportam como os egípcios quando foram atacados pela praga das rãs; não podiam exterminá-las de dentro de suas casas pelo simples motivo de que as rãs eram animais sagrados. Faraó roga a Moisés e a Arão que intercedam junto ao Senhor para que as rãs fossem tiradas - Êxodo 8:1-8.
O homem está tão acostumado ao pecado, que mexer com ele é mexer com sua própria carne. Alguns pecados são de estimação, chegam a ser sagrados. À semelhança das rãs, os pecados incomodam muito, cheiram mal, interferem com tudo dentro de casa, porém, é impossível exterminá-los, a não ser que o Senhor intervenha:
E Moisés clamou ao Senhor por causa das rãs e o Senhor fez conforme a palavra de Moisés e as rãs morreram nas casas, nos pátios e nos campos Êxodo 8:12-13.

Evangelho só com pedras, sem espada, é um desastre. Mais cedo ou mais tarde o gigante vai se levantar, mais enfurecido, mais desafiado a revidar a sua queda.

A palavra de Deus nos exorta a que permitamos a obra completa de Deus em nossa vida:

Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Palavra sem unção não mata o gigante porque a sua força é muito grande.
Unção sem palavra pode deixá-lo tonto e até derrubá-lo. Mas gigante não foi feito apenas para ser derrubado; se não for para matá-lo é melhor nem mexer com ele, pois se ele se levantar o estado da pessoa se tornará pior do que antes Mat. 12:43-45.

As cinco pedras, muitas vezes tem tipificado alguns tipos de unções modernas que tem assolado a igreja dos nossos dias:

-    Carisma em vez de unção
-    Shows em vez de adoração
-    Filosofia em vez de doutrina
-    Amor sem disciplina
-    Entretenimento em vez de santidade

É necessário e urgente que a autoridade e soberania do cristão sejam restabelecidas nos dias de hoje. A unção da pedra que derruba o pecado deve sempre estar acompanhada do poder da palavra que faz com que ele não fique intimidando o cristão no decorrer de sua vida.

Imaginemos por um instante se Davi tivesse se conformado apenas em derrubar o gigante com uma das pedras do seu alforje, sem fazer o serviço completo. Quem seria capaz de conter um gigante ferido e irado, procurando vingança a qualquer preço?

Porque Davi tinha consciência de que a obra que o Senhor tinha para ele precisaria ser completa, ele, assim que viu o gigante caído, correu, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe a cabeça I Samuel 17:51.
Em consequência do seu trabalho, os homens de Israel, que antes temiam o gigante e fugiam de diante dele (v. 24), agora ficaram cheios de coragem e perseguindo os filisteus lhes despojaram os acampamentos.

Davi transformou a própria arma do gigante em seu instrumento de morte, porque o Senhor era com ele. Quando acordamos para o fato de que Deus tem poder para reverter situações, até mesmo transformando as armadilhas de Satanás em armas contra ele mesmo, não haverá gigante que permanecerá de pé diante de nós, muito menos vivo.

Toda a arma forjada contra ti, não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor - Isaías 54:17.




Nenhum comentário:

Postar um comentário