Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

A Águia e o Cristão


 
A Águia e o Cristão


TEXTO: Is.40:31
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águia; correrão, e não se cansarão, andarão e não se fatigarão."


A águia é bonita, atrativa, perspicaz não simplesmente pela sua beleza natural, é porque ela tem a capacidade de se auto avaliar e se constantemente.

O dicionário Aurélio define águia de duas maneiras: ave de rapina e pessoa esperta.

Na Barsa ("Enciclopédia Britânica do Brasil Publicações Ltda., vol.1p.170) encontramos no verbete "águia", no início do texto: " A águia se destaca entre as demais aves de rapina pela beleza, força e majestade, qualidades que conquistaram a admiração do homem em todas as épocas. Ao longo da história, a imagem da águia figurou em emblemas, divisas guerreiras, escudos, e brasões nos quais foi o símbolo de força e dignidade.

Deveras a águia da ordem dos falconídeos, não anda em bando. Quando muito duas ou três de sua espécie, mesmo porque não é seu perfil ser mais uma na multidão dos que não sabem para onde vão.

A águia se "singulariza", se "eterniza", Oh! Quão imponente é o movimento ondulante, maravilhoso, do voo da águia, alvo de versos e canções.

Águia ou Urubu?

Vamos analisar rapidamente algumas características das duas aves.

Altitude do Voo:
Urubu: Voa alto
Águia: Voa Alto

Altitude: Visão macro é enxergar longe, é planejar e projetar alvos nunca atingidos. Não se contenta com os répteis, pois, rastejam, lembre-se das duas aves que voam alto.

Direção de voo

Urubu: Em círculos
Águia: Para frente

Direção de voo: Há pessoas que "voam, voam" e estão sempre no mesmo lugar já que voam em círculos. Produza, realize alguma coisa! chegue a algum lugar.

Dependência ao voar
Urubu: Necessita de voar em bando
Águia: Não depende de bando

Dependência: É importante interagir com outras pessoas ou grupos, mas não vá na "sombra ou vácuo", Não dependa de outros para suas realizações, saiba caminhar sozinho.

Visão ao Voar
Urubu: olha o tempo todo para baixo
Águia: Olha para frente

Visão ao voar: Olhar para baixo significa enxergar problemas, dificuldades, impossibilidades, críticas destrutivas, há pessoas que não realizam e não querem que você realize, As aves estão corretas na forma de olhar. O alvo da águia está em frente, e o do urubu em baixo: a carniça

Detalhe: A águia localiza a presa em pleno voo, mercê da agudeza de sua visão, desafiadora de grandes distâncias, que deve marcar a postura do jurista, não se conformando com as formas estereotipadas e estagnadas.

Características curiosa da águia, é a sua pálpebra dupla, servindo-lhe de instrumento na otimização do voo, a segunda membrana, transparente, funciona como um tipo de óculos escuro. Com isso enquanto as outras aves apenas veem a claridade do sol em seus contornos , a sua silhueta indelével. Ela conhece a luz! Assim o polido lidador do Direito, como "o prisioneiro na caverna de Platão, que foi libertador da escuridão, após muito esforço chega a fixar o sol, a contemplar o Bom, que o impulsiona a ações boas, a voltar a caverna para libertar os outros" ("Ética na vida do Milênio"- Coordenadores_ Maria Luiza Marcílio )

Na tempestade

Urubu: Interrompe o voo e desce procurar abrigo
Águia: Alça voo acima das nuvens que provocam a tempestade

Na tempestade: Procure fugir das nuvens (pessoas) carregadas que provoquem tempestades fortes descargas elétricas, não escolha descer e abriga-se em baixo onde residem os vencidos, Os vencedores sobem acima das nuvens (pessoas) geradoras de tempestades e continuam a voar livremente.

Alimentação

Urubu: Restos mortais
Águia: Seres vivos

Alimentação: Somos resultados daquilo que nos alimentamos, seria quase desnecessário escrever como os vencedores alimentam o físico e a alma, boa leitura, assistindo a bons programas, cultivando boas amizades, usando corretamente os recursos da natureza, etc. Somos resultados desses alimentos

"Cria em mim ó Deus um coração puro e renova em mim um espirito reto" Salmos 51:10.

É um erro pensar que o urubu passa por mais adversidades. Na vida da águia, as dificuldades começam muito cedo, no dia a dia muitos de nós queremos ser águias face aos seus atributos singulares, todavia, não nos esqueçamos que para ser o que é, ela passa por inúmeras adversidade vamos algumas delas.

1- Quando a mãe águia vai ensinar o bebê águia a voar procura a mais alta montanha e o lança para baixo, se ele não conseguir, a águia mãe se solta num voo arriscado e o resgata para lança-lo novamente do alto da montanha até que aprenda a voar, (dt 32:11- Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas....,)
2- A águia pode viver até setenta anos, mas aos quarenta anos ela está com três problemas:

a) Unhas compridas e flexíveis e não consegue agarrar as presas das quais se alimenta;
b) Bico alongado e pontiagudo curvado na direção do peito.
c) Asas envelhecidas e pesadas em face da grossura das penas.

Voar fica impossível! Ela tem duas alternativas: Morrer ou enfrentar um doloso processo de renovação que irá durar 150 dias:

Na primeira etapa ela deve voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde não necessite voar; ela se recolhe solitária, pousando nas mais altas elevações dos penhasco e, sob a luz do sol, ela se aquece, retornando mais bonita.

Exemplo 1: Chega um certo tempo da vida em que as penas da águia envelhecem , e já não voam tão bem e nem são mais bonitas. Continuarei no próximo estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário