Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Filemom Parte1

ESTUDO DA CARTA DE PAULO A FILEMOM - PARTE II


INTRODUÇÃO - No estudo anterior destacamos as duas primeiras palavras do primeiro versículo: Paulo e prisioneiro. Paulo era um homem capaz . Porém, mais importante que nossa capacidade é a nossa disponibilidade para Deus. Paulo foi grandemente usado por Deus, não apenas por causa da sua capacidade, mas principalmente por causa da sua disponibilidade. Ele procurava servir a Deus em todas as circunstâncias. Mesmo em momento difíceis, como na prisão, ele pregava o amor de Deus.
Vejamos agora as novas lições contidas na carta a Filemom.
1 - PRISIONEIRO DE CRISTO (vers. 1) - Precisamos aprender a ler além da mera letra. "A letra mata, mas o espírito vivifica" (II Coríntios 3:6). As palavras são apenas símbolos de uma realidade muito mais rica. Muitas vezes as palavras não são suficientes para expressar toda a realidade, todo o significado de uma emoção, de um sentimento ou de uma verdade ou de uma experiência.
Paulo estava preso por ordem do Império Romano. Ele poderia dizer que era prisioneiro de César. Mas não é isso que lemos. Não é isso que ele sentia. Não era assim que ele entendia a sua prisão. Ele disse: "Sou prisioneiro de Cristo". Estou aqui por causa de Jesus Cristo. Ele me colocou aqui. Ele tem um ministério para mim aqui, neste lugar e em meio a estas circunstâncias.
Há pessoas que só conseguem descobrir as causas materiais ou físicas das enfermidades, dos acidentes... Há pessoas que só conseguem explicar as razões psicológicas para determinados acontecimentos ou comportamentos. Porém, precisamos aprender a ir além da mera letra. A fé em Deus nos habilitará a ver o invisível (Hebreus 11:1).
Hoje nós poderíamos, parafraseando Paulo, dizer: "Dona de casa de Cristo", "motorista de Cristo", "balconista de Cristo", "professor de Cristo", "bancário de Cristo", "Pastor de Cristo" e assim por diante. Não importa qual seja "a nossa profissão" ela precisa ser "de Cristo". "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Colossenses 3: 23).
2 - E O IRMÃO TIMÓTEO (vers. 1) - Quem era Timóteo? Ele era filho de Eunice e neto de Loide. Duas mulheres cristãs mencionadas no Novo Testamento como exemplo de fé (II Timóteo 1: 5). Como Timóteo foi abençoado por sua mãe e por sua avó! Como a mãe de Timóteo foi bem sucedida na criação de seu filho! Seu pai era grego, talvez não crente, mas sua mãe judia crente soube passar para seu filho uma fé não fingida (Atos 16:1-2).
Timóteo foi companheiro de Paulo nas viagens missionárias (Atos 16: 3). E eis aqui aquilo que gostaríamos de sublinhar. Paulo não estava sozinho. Ele tinha um amigo: Timóteo. Jesus enviou setenta discípulos, de dois em dois, para darem testemunho (Lucas 10:1). Á Bíblia diz que "melhor é serem dois do que um" Eclesiastes 4: 9).
Paulo está na prisão, mas ele não estava sozinho. Ele não estava também com um estranho. Ele estava com o irmão Timóteo. Este companheiro era como um sinal da graça e da presença de Jesus Cristo no cárcere Romano. Aleluia!
Muitas vezes nós ficamos procurando um irmão para estar ao nosso lado nos momentos difíceis. Não há nada errado com isso. Isso é normal. Porém, é importante pensar na oportunidade de sermos um Timóteo na vida de Paulo. Isto é, um sinal de Cristo e da sua graça para outros irmãos e amigos que estejam passando momentos de tribulação e tristeza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário