Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mensagens Diersas - Conselhos de um velho apóstolo

Conselhos de um velho apóstolo
“Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (II Timóteo 4.6-10)

Essas são as palavras de um ancião, de um homem experiente quanto às coisas da vida. Mas não somente isso: essas também são as palavras de alguém que está chegando ao fim de sua vida. Falando sobre esse momento único da existência humana e de sua própria experiência de vida, esse ancião, Paulo, decide enviar alguns conselhos ao seu jovem amigo Timóteo.

Paulo afirma: “Não vamos viver para sempre”. Ele afirma isso, ao dizer: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.” Paulo, ao escrever essas palavras, estava preso na cidade de Roma, esperando para ser julgado pelo imperador depois de ter passado por todas as instâncias de julgamento e percorrido todos os caminhos jurídicos possíveis. Ele reconheceu que não havia mais possibilidades de apelação; assim, percebeu que o seu tempo de vida estava chegando ao fim.

Por isso, aconselhou a Timóteo: “Esforce-se para o melhor”. Isso ficou explícito em suas palavras: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” Paulo conclama Timóteo a olhar para sua vida, a fim de se lembrar de que ela não foi fácil. Em outras palavras, é como se Paulo dissesse: “Olhe para mim, lembre-se da minha vida! Eu não vivi de qualquer maneira! Eu me esforcei, lutei e alcancei o alvo! Eu venci!” Não podemos pensar que a vida é um “mar de rosas”. A vida é um lugar de lutas, de batalhas, de esforços e de conquistas. Certamente todos nós vamos nos deparar com ocasiões que tentarão nos desanimar de seguir adiante. Contudo, devemos sempre nos esforçar para atingir os nossos alvos e jamais desistir no meio do caminho.

“Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” Com isso, Paulo quis dizer a Timóteo: “No fim, existe uma recompensa”. Ele afirma que o seu esforço não foi em vão, que suas conquistas não foram meramente pessoais ou superficiais. Verdadeiramente, existe uma recompensa para todos aqueles que lutam a batalha do Senhor e que obtêm a vitória.

Você tem passado por lutas? Sua vida parece extremamente turbulenta? Você não consegue enxergar qualquer indício de vitória ou recompensa? Bem, tudo depende de sua perseverança. E creia: a vitória e a recompensa virão. Não será uma recompensa com valores terrenos, mas celestiais; não será passageira, mas eterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário