Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

Mensagem - Aprendendo com o sofrimento - Parte 1

Aprendendo com o sofrimento - Parte 1

PESSOAS TEMENTES A DEUS TAMBÉM SOFRÉM ?

ESTUDO SOBRE A VIDA , PROVAÇÃO E VITÓRIA DE JÓ :

Jó era um respeitado juiz em sua terra, conhecido por sua imparcialidade, integridade, compaixão, e seu firme senso de justiça. Todo mundo falava bem de Jó . Ele possuía imensa fortuna , a maior propriedade do oriente . Jó 1:3 (3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente.).
Jó era um excelente pai, era também um bom sacerdote para sua família. E isso muito antes de Ter um conceito sobre sacerdócio . Jó 1:5 (5 E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.) .
Jó tinha um relacionamento pessoal com Deus, muito profundo, que superava a todos os homens da sua geração. Jó 1:8 (8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? ). Sem duvida um belo quadro, esse que mostra um homem com a sua família, sua riqueza, seu Deus, um homem bem relacionado em sua comunidade . Seria justo um homem com tal reputação sofrer ?

A ALEGRIA TORNOU-SE AMARGURA

Ele perdeu tudo, em apenas um dia . Jó 1:13-18 (13 Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho,/14 veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;/15 e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova./16 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova./17 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova./18 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho;) .
Talvez nessa hora Jó disse a sua esposa. É perdemos toda a nossa riqueza, mas ainda temos nossos filhos. E derrepente mais uma tragédia. Jó 1:19 (19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.).
Jó ficou arrasado com uma profunda dor em seu coração . Jó 1:20 (20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou;).
O mundo de Jó tinha acabado. Sua vida terminara, não havia mais futuro, somente passado, e mesmo as lembranças do passado não eram mais agradáveis . Mas sim verdadeiros tormentos. Mas mesmo em virtude do seu sofrimento , Jó ainda conseguiu adorar a Deus . Jó 1:21 (21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. ). Ele não sabia muita coisa, mais sabia o suficiente para se enclinar diante de Deus, num gesto de amor , adoração , simples e espontâneo. Jó 1:22 (22 Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.).
Mais essas frases de adoração a Deus , pouco se assemelham as palavras que jorraram dele, quando estava passando por um tormento maior. Um mal que destruía seu corpo, quando ele se contorcia em dor e sofrimento. No meio do lixo e da cinza. O sofrimento dele era tão grande, sua aparência tão horrível e seu estado tão infeccioso que ele teve que sair de casa.
Sua mulher não suportou mais. E num momento de angustia sugeriu a seu marido que amaldiçoasse a Deus e morresse. Jó 2:9 (9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.).
E a resposta de Jó a ela, é que estava ficando louca em falar aquilo em relação a Deus. Pois achava Jó que recebendo o bem da parte de Deus, também, teria que receber o mal. Jó 2:10 (10 Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.).

BONS AMIGOS, MAUS CONSELHEIROS :
Noticia ruim corre rápido. Logo três velhos amigos de Jó ficaram sabendo do seu terrível estado e resolveram ir vê-lo. Quando chegaram não o reconheceram , aquele corpo escuro , emagrecido, coberto de crosta de pus , todo sujo de cinza, não tinha a menor semelhança com o respeitável juiz Jó.
Ficaram ali sete dias e sete noites sentados ao lado do amigo. Apenas tentavam compreender o incompreensível . Entender a imensidão daquela tragédia . Tentando achar respostas do: Porque ?
Após sete dias Jó não conseguiu ficar calado e disse . Jó 3:1-13 (1 Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia./2 E Jó falou, dizendo:/3 Pereça o dia em que nasci, e a noite que se disse: Foi concebido um homem!/4 Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz./5 Reclamem-no para si as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que escurece o dia./6 Quanto àquela noite, dela se apodere a escuridão; e não se regozije ela entre os dias do ano; e não entre no número dos meses./7 Ah! que estéril seja aquela noite, e nela não entre voz de regozijo.
8 Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam os dias, que são peritos em suscitar o leviatã./9 As estrelas da alva se lhe escureçam; espere ela em vão a luz, e não veja as pálpebras da manhã;
10 porquanto não fechou as portas do ventre de minha mãe, nem escondeu dos meus olhos a aflição./11 Por que não morri ao nascer? por que não expirei ao vir à luz?/12 Por que me receberam os joelhos? e por que os seios, para que eu mamasse?/13 Pois agora eu estaria deitado e quieto; teria dormido e estaria em repouso, ).
Jó atirou para o céu dezesseis vezes a pergunta : Porque ?. ele queria uma explicação de Deus, mas todas as vezes que perguntou, o céu ficou em silêncio.
Mas seus amigos tentaram lhe explicar o inexplicável. Ai é que está o erro. Eles não somente alegaram poder explicar, mas o fizeram com arrogância . Jó 4:1-5 (1 Então respondeu Elifaz, o temanita, e disse:/2 Se alguém intentar falar-te, enfadarte-ás? Mas quem poderá conter as palavras?/3 Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas./4 As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes tens fortalecido./5 Mas agora que se trata de ti, te enfadas; e, tocando-te a ti, te desanimas.).
Os amigos de Jó estavam tentando mostrá-lo que aquilo que ele estava passando , era porque ele tinha pecado. Mas Jó sabia que não tinha pecado e isso se transformou numa discussão que foi longe : Você pecou ! Eu não pequei !, você pecou ! eu não pequei. Os amigos que tinham ido confortar o amigo , acabaram se transformando em acusadores, pois queriam responder aquilo que só Deus no seu tempo iria responder.

A ESTRANHA LINGUAGEM DO SOFRIMENTO

A linguagem do sofrimento é muito estranha , ela leva-nos a pensar, a dizer e até crer em fatos que não são verdades. Quando a dor começa a perfurar nossa carnes. E a perfurar nosso espirito e depois permanece ali corroendo, corroendo. A Nossa mente fica anestesiada , e o cérebro se põe a emitir pensamentos tais como :
- Deus está morto.
- Deus não está nem ai para mim.
- Deus não se interessa mais comigo.
Em Sua tentativa de descobri as causas do seu sofrimento, Jó fez o que muitos de nós fazemos. Rebaixou Deus da sua elevada posição e passou a atribuir-lhe uma personalidade humana. Depois pôs-se a condena-lo com afirmações assim :
- Deus está brigando comigo.
- Deus está me ignorando.
- Era melhor eu Ter pecado.
Essas atitudes são tão humanas , não são ? Já ouvi tantos cristãos dizerem coisas assim.
- Parece que Deus está sentado lá em cima procurando criar novas maneiras de tornas a minha vida infeliz.
- Parece que depois que eu me converti , minha vida ficou pior , as vezes acho que eu estava melhor sem cristo.

PERGUNTAS QUE SÃO REPOSTAS

O que Deus diz me deixa bastante admirado, mas fico mais admirado ainda com o que ele não disse.
Ele não repreendeu, não demostrou piedade e não explicou nada. Não repondeu diretamente os porquês de Jó. Não deu atenção as queixas dele. Em vês disso Deus repondeu as perguntas de Jó fazendo-lhe algumas perguntas, setenta perguntas para ser mais exato.
E começou com uma pergunta que tem como finalidade acabar com todas as nossas perguntas .
Ele bombardeia Jó com uma sentença que coloca o homem em seu devido lugar. E Deus no Dele. Jó 38 e 39
Jó 38 (1 Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo:/2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?/3 Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás./4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento./5 Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel?/6 Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina,/7 quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?/8 Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre;/9 quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas,
10 e lhe tracei limites, pondo-lhe portas e ferrolhos,/11 e lhe disse: Até aqui virás, porém não mais adiante; e aqui se quebrarão as tuas ondas orgulhosas?/12 Desde que começaram os teus dias, deste tu ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar,/13 para que agarrasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela?/14 A terra se transforma como o barro sob o selo; e todas as coisas se assinalam como as cores dum vestido./15 E dos ímpios é retirada a sua luz, e o braço altivo se quebranta./16 Acaso tu entraste até os mananciais do mar, ou passeaste pelos recessos do abismo?/17 Ou foram-te descobertas as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?/18 Compreendeste a largura da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isso./19 Onde está o caminho para a morada da luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar,
20 para que às tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas para a sua casa?/21 De certo tu o sabes, porque já então eras nascido, e porque é grande o número dos teus dias!/22 Acaso entraste nos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva,/23 que eu tenho reservado para o tempo da angústia, para o dia da peleja e da guerra?/24 Onde está o caminho para o lugar em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra?/25 Quem abriu canais para o aguaceiro, e um caminho para o relâmpago do trovão;/26 para fazer cair chuva numa terra, onde não há ninguém, e no deserto, em que não há gente;/27 para fartar a terra deserta e assolada, e para fazer crescer a tenra relva?/28 A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho?/29 Do ventre de quem saiu o gelo? E quem gerou a geada do céu?/30 Como pedra as águas se endurecem, e a superfície do abismo se congela./31 Podes atar as cadeias das Plêiades, ou soltar os atilhos do Oriom?/32 Ou fazer sair as constelações a seu tempo, e guiar a ursa com seus filhos?/33 Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o seu domínio sobre a terra?/34 Ou podes levantar a tua voz até as nuvens, para que a abundância das águas te cubra?
35 Ou ordenarás aos raios de modo que saiam? Eles te dirão: Eis-nos aqui?/36 Quem pôs sabedoria nas densas nuvens, ou quem deu entendimento ao meteoro?/37 Quem numerará as nuvens pela sabedoria? Ou os odres do céu, quem os esvaziará,/38 quando se funde o pó em massa, e se pegam os torrões uns aos outros?/39 Podes caçar presa para a leoa, ou satisfazer a fome dos filhos dos leões,/40 quando se agacham nos covis, e estão à espreita nas covas?/41 Quem prepara ao corvo o seu alimento, quando os seus pintainhos clamam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?). Jó 39 (1 Sabes tu o tempo do parto das cabras montesas, ou podes observar quando é que parem as corças?/2 Podes contar os meses que cumprem, ou sabes o tempo do seu parto?/3 Encurvam-se, dão à luz as suas crias, lançam de si a sua prole./4 Seus filhos enrijam, crescem no campo livre; saem, e não tornam para elas:/5 Quem despediu livre o jumento montês, e quem soltou as prisões ao asno veloz,/6 ao qual dei o ermo por casa, e a terra salgada por morada?/7 Ele despreza o tumulto da cidade; não obedece os gritos do condutor./8 O circuito das montanhas é o seu pasto, e anda buscando tudo o que está verde./9 Quererá o boi selvagem servir-te? ou ficará junto à tua manjedoura?/10 Podes amarrar o boi selvagem ao arado com uma corda, ou esterroará ele após ti os vales?/11 Ou confiarás nele, por ser grande a sua força, ou deixarás a seu cargo o teu trabalho?/12 Fiarás dele que te torne o que semeaste e o recolha à tua eira?/13 Movem-se alegremente as asas da avestruz; mas é benigno o adorno da sua plumagem?/14 Pois ela deixa os seus ovos na terra, e os aquenta no pó,/15 e se esquece de que algum pé os pode pisar, ou de que a fera os pode calcar./16 Endurece-se para com seus filhos, como se não fossem seus; embora se perca o seu trabalho, ela está sem temor;/17 porque Deus a privou de sabedoria, e não lhe repartiu entendimento./18 Quando ela se levanta para correr, zomba do cavalo, e do cavaleiro./19 Acaso deste força ao cavalo, ou revestiste de força o seu pescoço?/20 Fizeste-o pular como o gafanhoto? Terrível é o fogoso respirar das suas ventas./21 Escarva no vale, e folga na sua força, e sai ao encontro dos armados./22 Ri-se do temor, e não se espanta; e não torna atrás por causa da espada./23 Sobre ele rangem a aljava, a lança cintilante e o dardo./24 Tremendo e enfurecido devora a terra, e não se contém ao som da trombeta./25 Toda vez que soa a trombeta, diz: Eia! E de longe cheira a guerra, e o trovão dos capitães e os gritos./26 É pelo teu entendimento que se eleva o gavião, e estende as suas asas para o sul?/27 Ou se remonta a águia ao teu mandado, e põe no alto o seu ninho?/28 Mora nas penhas e ali tem a sua pousada, no cume das penhas, no lugar seguro./29 Dali descobre a presa; seus olhos a avistam de longe./30 Seus filhos chupam o sangue; e onde há mortos, ela aí está./).
Depois de perguntar as setenta perguntas, Deus diz a Jó : Você que criticou a Deus tem resposta para isso ? Jó 40:2 (2 Contenderá contra o Todo-Poderoso o censurador? Quem assim argüi a Deus, responda a estas coisas.).
Por fim aquele que havia tentado reduzir Deus as dimensões humanas, viu-se muito diminuído e foi obrigado a reconhecer. Jó 40:4,5 (4 Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca./5 Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei.).
Mas Deus ainda não estava satisfeito e recomeça a perguntar para Jó. Jó 40:7-14 (7 Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei a ti, e tu me responderás./8 Farás tu vão também o meu juízo, ou me condenarás para te justificares a ti?/9 Ou tens braço como Deus; ou podes trovejar com uma voz como a dele?/10 Orna-te, pois, de excelência e dignidade, e veste-te de glória e de esplendor./11 Derrama as inundações da tua ira, e atenta para todo soberbo, e abate-o/12 Olha para todo soberbo, e humilha-o, e calca aos pés os ímpios onde estão./13 Esconde-os juntamente no pó; ata-lhes os rostos no lugar escondido./14 Então também eu de ti confessarei que a tua mão direita te poderá salvar.).
Em seguida Ele chama a atenção de Jó para dois animais : o hipopótamo e o leviatã .
Sobre o hipopótamo . Jó 40:15-24 (15 Contempla agora o hipopótamo, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi./16 Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre./17 Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos./18 Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro./19 Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada./20 Em verdade os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam./21 Deita-se debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano./22 Os lotos cobrem-no com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam./23 Eis que se um rio trasborda, ele não treme; sente-se seguro ainda que o Jordão se levante até a sua boca./24 Poderá alguém apanhá-lo quando ele estiver de vigia, ou com laços lhe furar o nariz?).
Sobre o leviatã . Jó 41 (1 Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda?
2 Poderás meter-lhe uma corda de junco no nariz, ou com um gancho furar a sua queixada?/3 Porventura te fará muitas súplicas, ou brandamente te falará?/4 Fará ele aliança contigo, ou o tomarás tu por servo para sempre?/5 Brincarás com ele, como se fora um pássaro, ou o prenderás para tuas meninas?/6 Farão os sócios de pesca tráfico dele, ou o dividirão entre os negociantes?7 Poderás encher-lhe a pele de arpões, ou a cabeça de fisgas?/8 Põe a tua mão sobre ele; lembra-te da peleja; nunca mais o farás!/9 Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será um homem derrubado só ao vê-lo?/10 Ninguém há tão ousado, que se atreva a despertá-lo; quem, pois, é aquele que pode erguer-se diante de mim?/11 Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois tudo quanto existe debaixo de todo céu é meu./12 Não me calarei a respeito dos seus membros, nem da sua grande força, nem da graça da sua estrutura./13 Quem lhe pode tirar o vestido exterior? Quem lhe penetrará a couraça dupla?/14 Quem jamais abriu as portas do seu rosto? Pois em roda dos seus dentes está o terror./15 As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como por um selo apertado./16 Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas./17 Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar./18 Os seus espirros fazem resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva./19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela./20 Dos seus narizes procede fumaça, como de uma panela que ferve, e de juncos que ardem./21 O seu hálito faz incender os carvões, e da sua boca sai uma chama./22 No seu pescoço reside a força; e diante dele anda saltando o terror./23 Os tecidos da sua carne estão pegados entre si; ela é firme sobre ele, não se pode mover./24 O seu coração é firme como uma pedra; sim, firme como a pedra inferior duma mó./25 Quando ele se levanta, os valentes são atemorizados, e por causa da consternação ficam fora de si./26 Se alguém o atacar com a espada, essa não poderá penetrar; nem tampouco a lança, nem o dardo, nem o arpão./27 Ele considera o ferro como palha, e o bronze como pau podre./28 A seta não o poderá fazer fugir; para ele as pedras das fundas se tornam em restolho./29 Os bastões são reputados como juncos, e ele se ri do brandir da lança./30 Debaixo do seu ventre há pontas agudas; ele se estende como um trilho sobre o lodo./31 As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como uma vasilha de ungüento./32 Após si deixa uma vereda luminosa; parece o abismo tornado em brancura de cãs./33 Na terra não há coisa que se lhe possa comparar; pois foi feito para estar sem pavor./34 Ele vê tudo o que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba.).
O que Deus estava esclarecendo para Jó era que ele não podia dominar estes animais, nem resolver os problemas da humanidade. Nem responder algumas perguntas sobre a criação e sobre a vida.
Como ele poderia pedir satisfações , como se atrevia Lhe desafiar .
Jó ficou arrasado. E depois reconheceu que não podia lutar contra Deus . E mesmo que Deus lhe respondesse suas perguntas, provavelmente ele não entenderia.
Ele tinha apenas perguntado : Por que ?
Mas até mesmo as respostas de Deus , bem como suas perguntas, encontram-se muito acima da compreensão humana.
E por fim ele respondeu uma das perguntas de Deus. A única que Deus esperava que ele respondesse.
A única que ele era capaz de responder . Jó 42: 1-6 (1 Então respondeu Jó ao Senhor:/2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido./3 Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? Por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia./4 Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderás./5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos./6 Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. ).

Continua .....



Nenhum comentário:

Postar um comentário