Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Carta à igreja em Laodicéia

Carta à igreja em Laodicéia ( Apocalipse 3:14~22)
  • A palavra Laodicéia, é formada por duas outras palavras: "laos", que significa "povo" e "diceia", que significa "opinião ou costume" e que também pode ser traduzida por "voz". Portanto, Laucécia é a opinião, o costume, é a voz do povo. O espírito que caracteriza essa igreja, começou a se firmar no início deste século e irá até o final da tribulação.
  • Em Filadélfia, vimos o amor dos irmãos e, quando os irmãos estão em amor, onde os irmãos vivem unidos, é que Deus ordena a bênção. Se alguém dessa época, não ficar firme em Filadélfia, estará em Laodicéia. Se alguém não agüentar viver em união com os irmãos, vai estar com o costume, a opinião, a voz do povo; vai viver como acha que deve viver. Em Filadélfia não há lugar para opiniões, costumes, críticas próprias, mas só para santidade e verdade através da Palavra de Deus. Em Laodicéia vale tudo!
  •  II Timóteo 4:1~5



Aqui Paulo mostra, que nos últimos tempos, época de Laodicéia, muitas pessoas vão sentir "comichões" nos ouvidos e terão desejo de ouvir doutrinas agradáveis a si próprias e não as que estão escritas na Bíblia. Nesses últimos tempos, quem não está em Filadélfia, está em Laodicéia, com suas críticas e opiniões, formando e engrossando as fileiras das críticas e das opiniões em Laodicéia. A opinião, o costume do povo, substitui a voz, o costume do Espírito Santo.
  • Laodicéia é a igreja apóstata que anda junto com Filadélfia. Jesus está do lado de fora dessa igreja, não há lugar para Ele dentro de Laodicéia. Jesus está do lado de fora, batendo à porta para mostrar o remédio, até a última hora do tempo da igreja; Jesus está oferecendo o remédio da cura espiritual, para os que foram contaminados em Laodicéia. O espírito de Laodicéia, cada vez mais se firma na igreja do final dos tempos.
  • V.14; "Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus"

- diz o Amém

Lembram quando vimos que "Amém" é um dos nomes, um dos títulos de Jesus Cristo? Por que Jesus se apresentaria como "o Amém" para essa igreja? Por que essa é a última carta, é a última mensagem para a igreja, que deve ouví-la muito bem. Laodicéia encerra a sétima carta, completa; sete (7) é o número que completa. Não há mais nada para Jesus falar à igreja, além da mensagem à Laodicéia. 

Amém também significa em verdade! Por 25 vezes, o evangelho de João usa a expressão, "Amém". Amém, fixa a declaração que se colocou no momento, por isso temos que tomar muito cuidado quando dizemos amém àlguma afirmação, a mesma será fixada na esfera espiritual.

- a testemunha fiel e verdadeira

Só Jesus é fiel e verdadeiro. Quando Jesus estiver voltando, esses títulos serão também usados, contrastando com tudo que é falso e mentiroso do mundo.
 Apocalipse 19:11



- o princípio da criação de Deus

Jesus é o Amém, mas também é o princípio da criação de Deus. Princípio da criação, significa que Jesus faz parte do princípio criativo e de maneira nenhuma indica que Ele é o primeiro a ser criado.

 Colossenses 1:15~18; é a mesma mensagem; Jesus é o Amém e o princípio de toda a criação. 

 Colossenses 4:15~16; Laodicéia já tinha recebido a mensagem de que Jesus é o princípio e o fim. 

 Apocalipse 21:6
  • V.15~16; "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca"



A descrição de três estados espirituais: 


- Frio: os que são totalmente contrários a Deus, os que não tem vida. 

- Quente: o salvo fervoroso. 

- Morno: não concordam com os frios, mas também não participam com os quentes. São religiosos, mas ignoram o Senhor Jesus. Esta indefinição causa náuseas no Senhor, pois Ele reconhece somente o absoluto.
O quente é o salvo fervoroso, aquele que é quente pelo fogo do Espírito Santo, que é quem derrama o óleo e faz a chama brilhar; esse é o quente. O frio é aquele que não tem vida, não tem vida em Deus. E Deus está dizendo que prefere até o que não tem Ele, aos que estão em Laodicéia, os quais não são quentes nem frios, são mornos. O morno é algo que causa repugnância, que causa náuseas em Deus; é a mornidão espiritual.
  • Está é a característica principal da igreja dos últimos tempos, a mornidão, a indefinição, o "pé em duas canoas", um pé na igreja e o outro no mundo. O mundo cambaleia na indefinição, e Laodicéia está identificada com o mundo. Uma posição não definida, é o caminho mais curto para o desvio. Laodicéia tem geralmente uma crença: todos os caminhos levam a Deus. Laodicéia ignora o Senhor Jesus, sua obra redentora e sua Palavra. Seus adeptos dizem que são "cristãos", estão na igreja, provam as coisas da igreja, mas a maioria nunca nasceu de novo. Caso não tomarem uma posição firme por Jesus, Deus irá vomitá-los de sua boca, pois nunca verdadeiramente nasceram de novo.



  • A geração de Laodicéia é uma geração cinza, indefinida, morna; não é preto nem branco. Isso mostra a identificação de Laodicéia com o mundo. A aparência do mundo, é indefinida; a moda é indefinida, as filosofias são indefinidas, tudo é indefinido no mundo. Não há força maior para Satanás trabalhar do que a indefinição, pois quando temos uma posição firmada, bem definida, nada pode nos abalar. O mundo entrou de tal forma com sua filosofia dentro da igreja, que se tornou indefinida.
  • Quando Laodicéia olha para Filadélfia, diz: mas eu não posso ser tão radical; eu não posso ser fanático. Mas Deus diz: não és quente nem frio, oxalá foras frio ou quente! O frio é aquele que não tem vida, mas há esperança de vida para ele; você fala do Evangelho e ele pode se tornar quente.
  • Mas o morno, é aquele que diz que é mas não é. Essa indefinição (cuidado com ela), é o que Satanás está usando na preparação do mundo do anti-cristo; a indefinição, a mornidão do mundo. No mundo hoje, tudo é móvel; os pais não têm mais uma base sólida para educar seus filhos; o marido não tem mais uma base sólida para exercer a autoridade no lar; a esposa não tem mais um padrão para submeter-se a seu marido.



Não há mais harmonia em nada, porque tudo é móvel, nada é firme, nada é fixo, nada é fundamentado. Desde o século passado, o mundo tem sido bombardeado com as filosofias que tornaram tudo cinza e tudo isso entrou na igreja de Jesus. Você olha para a igreja de Jesus e não sabe se está no mundo ou fora do mundo; naquilo que se diz na igreja, naquilo que se ouve na igreja, naquilo que se vê na igreja, no que as pessoas vestem, no que a igreja anda, no tipo de negócio que a igreja faz, em tudo!
  • Precisamos tomar uma posição firme, em tudo. O mundo está como nos dias de Noé.

  

 Lucas 17:26~27
Estes versos falam da época da segunda vinda de Jesus, porém a igreja já está assistindo o palco sendo armado para a tribulação; não temos idéia do que será o período da tribulação. Estamos vendo uma geração sendo preparada e o que dói mais, é que a igreja está entrando nessa preparação, andando segundo as coisas do mundo, com medo de ser rejeitada pelo mundo! Se você anda com o mundo, como é que você vai andar com Jesus? Temos que tomar uma posição radical.
 I João 2:12~17
  • Para que você vai na igreja, para ver se o culto está demorando? Na igreja, vemos pouco convívio real, pouca oração, pouco jejum, pouco compromisso, pouco amor com os irmãos. Não temos paciência para cultos, para a Palavra de Deus, para a oração; não temos tempo! Sabem por que? Porque a T.V. está me chamando, as revistas, as conversas dos escarnecedores são mais interessantes; o apêlo do mundo é muito forte. Não sabemos verdadeiramente o que é andar de branco com Jesus, pois se soubéssemos não trocaríamos nada por isso.
  • A igreja precisa livrar-se da mornidão e isso deve começar conosco, individualmente. Nossa carne é inimiga de Deus; a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne.
 Gálatas 5:16~17
Se você tomar uma posição consciente, firme, e se levantar em disciplina contra sua carne, jamais ela falará mais forte; disciplina porque Deus está do seu lado e Jesus também. Entre sem medo na vida de definição, você passará a ser alegre, você irá atrair pessoas que não tem mais recursos, que não sabem para onde correr, pessoas que quando veêm um povo alegre, forte, definido, dizem: é isso que eu estava precisando. Porém, o que o mundo tem visto? Uma igreja composta de pessoas de caras tristes, cheias de religiosidade.
  • V.17; "Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu"



Para Esmirna, Jesus diz (V.2:9): "conheço ... a tua pobreza (mas tu és rico)..." Para Laodicéia Jesus diz (V.3:15~16): "conheça as tuas obras... e tu és morno..." 

V.17; "Porquanto dizes: rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...", e Jesus então diz como resposta a isto: "... e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego e nu". Que diferença! O mundo olha para Laodicéia e diz: que Igreja rica. Deus olha e diz: infeliz, miserável. O que é pior nessas palavras, é que Deus diz: e não sabes! Laodicéia não sabe que é infeliz e miserável; acha que não precisa de nada, que é o "máximo", que não precisa do Espírito Santo e nem de Jesus. Acontece assim porque tem poder material. Que Deus nos livre de confiar nas riquezas da Igreja.
  • V.18; "aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas"



Quando alguém encherga que está precisando desses remédios, ouro refinado no fogo para a pobreza, vestes brancas para a nudez e colírio para a cegueira, e vai até Jesus, essa pessoa pára de ser miserável e infeliz. Todo suprimento está em Jesus; somente Jesus tem esses produtos, não existem em nenhum outro lugar. A solução para a infelicidade e para a miséria, é Jesus; e o que compramos de Jesus é de graça. 


- ouro refinado

Deixe-se cobrir de ouro! As tábuas do tabernáculo, que mostravam a unidade do povo no V.T., eram cobertas de ouro. Compre ouro se tu és pobre! Porém, antes das tábuas serem cobertas de ouro, eram lixadas e aparelhadas. Nós hoje, somos o tabernáculo de Deus. Ouro! Jesus tem ouro refinado pelo fogo. Descartar-se da carne e do mundo, é deixar-se cobrir de ouro, do fruto do Espírito ( Gálatas 5:16~25)

- vestes brancas

Você está nu? Vá a Jesus que ele vai te dar as vestes brancas. Lembram de Adão e Eva? Eles estavam cobertos com cintas de figueiras e se esconderam, pois estavam nus; Deus é quem os cobriu. Aquele que chega para comprar o ouro de Jesus, não é mais infeliz nem miserável, ele tem o supridor de todas as coisas. Deus está dizendo que "és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nú", é a única esperança para Laodicéia. Quem recebe de Jesus as vestes brancas, os hábitos começam a mudar, para que não seja mais manifesta a sua nudez. Vestes brancas: santidade, pureza de vida, ser instrumento de justiça ( Romanos 6:11~13, 19).

- colírio

Colírio, afim de ungires os teus olhos, para que vejas. Os olhos de Laodicéia; somos o resultado do que vemos e do que ouvimos. Laodicéia tem seu padrão no mundo, precisa de colírio, do colírio de Jesus, para que possa enchergar no mundo espiritual, a fim de que possa olhar para o que fisicamente não se vê.
 II Coríntios 4:18
Quando Jesus pinga seu colírio em nossos olhos, começamos a enhergar as coisas que não se vêem e nossos olhos são tirados das coisas que se vêem. Passamos a usar o mundo, como se não usássemos; o mundo não tem mais importância, o que importa a partir de então, é o reino, é a vida com Cristo. Temos que desviar nossos olhos do mal;
 Mateus 6:22~23
  • V.19; "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te"



Jesus ama e seu amor é infinito. Se alguém está em disciplina, é porque é filho. Há um grupo em Laodicéia, que é disciplinado. Jesus está se referindo aos poucos que alisão nascidos de novo, porém estão vivendo com as características, com o padrão, desta igreja. O fato de serem disciplinados, indica que são filhos. São disciplinados e vão saber que são miseráveis e infelizes, a fim de se voltarem completamente a Jesus. 

 Hebreus 12:3~15; o Senhor corrige o que ama. 

 I Coríntios 11:32; Somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.
  • V.20; "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo"



Intimidade! entrar e ser íntimo, nosso amigo. A igreja como um todo, não escuta mais a voz do Senhor Jesus, então ele fala a individuos: se alguém... O convite de Jesus é para termos intimidade com Ele. Quando temos intimidade com Ele, tudo é acrescentado, porque tudo o que é Dele, passa a ser nosso, aleluia!
  • V.21; "Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono"



Este é o chamamento para a igreja de Jesus Cristo, o trono. Deixe-se levar para o trono; esse é o objetivo de Deus. O homem foi criado para dividir tudo com Deus, por isso fomos feitos à sua imagem e semelhança. Como fechamento da última mensagem à igreja, Jesus diz: ao que vencer, Eu lhe concederei que se assente comigo no Meu trono. Sentados no trono, vestidos de branco, com os olhos curados; esse é o objetivo de Deus para o homem; ao que vencer.
  • Poucas vezes a Bíblia fala tão duro, como a carta à Laodicéia. As vezes, para acordarmos, temos que levar um forte "tapa na cara", porém ser salvo. Isso é fruto do amor de Deus, Ele disciplina a quem ama. A maior parte da igreja está na condição de Laodicéia; espero que nós possamos estar fora desse padrão corrompido. Todos nós que nascemos de novo, que fomos lavados no sangue de Jesus, que temos o Espírito Santo dentro de nós, devemos meditar muito na mensagem das sete cartas às sete igrejas. Nunca a igreja precisou tanto de uma mensagem assim, como a igreja de hoje, quando a massa está quase toda levedada.
  • Você deve se inteirar, espiritualmente, onde você está, o que você está fazendo da sua vida cristã, de como está vivendo, qual é o objetivo em sua vida. Caso não esteja em linha com a Palavra de Deus, arrepende-te e volte ao primeiro amor; seja fiel até a morte e aceite todos os conselhos dados às sete igrejas nessas cartas que estudamos. Temos que estudar mais vezes essas cartas e examinarmos nossas vidas. Se alguém está em Laodicéia, venha urgente para Filadélfia; chega de Laodicéia, venha ouvir a voz do Espírito.
  • O que o mundo chama de "igreja" hoje, está na condição de Laodicéia; não foi assim no início, com Éfeso e Esmirna. Os indivíduos de Laodicéia, que "ouvirem a Sua voz", serão arrebatados. Porém, a falsa igreja, não vai se arrepender, continuará confiando em suas riquezas, com as características de Laodicéia; ficará na tribulação, unida a todas as falsas religiões que formarão a "grande meretriz" do cap.17, que estudaremos. Você deve vigiar sobre o que está falando, como está se vestindo, o que você está olhando e ouvindo. Que Deus nos abençõe e abra nossos olhos; que nos coloque em uma posição firme diante do mundo, amém!
"QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS"
  • Terminamos a época da igreja, a última mensagem que Jesus deixou para sua noiva. Nessas cartas, já dissemos, está tudo o que é possível acontecer de positivo e de negativo na igreja de Jesus; lá estão as exortações, os remédios, os convites, os incentivos, para a igreja. As promessas em cada carta aos vencedores, juntas, uma após outra, formam uma sequência que retrata nossa carreira cristã, desde o início até o final.

- Éfeso Apocalipse 2:7; 
   ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso da Deus. Alimentar-se da árvore da vida! A árvore da vida foi tirada dos homens, devido o pecado. Deus está dando de volta, pois Ele reverteu toda aquela situação, em Jesus Cristo.

- Esmirna Apocalipse 2:11;
    O que vencer, de modo algum sofrerá o dano dano segundo morte.

Não sofrerá o dano da segunda morte! O que é isso? Isso se chama "garantia de salvação eterna".

- Pérgamo Apocalipse 2:17;  
  ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. O maná escondido e a pedra com o nome que ninguém conhece! Agora como filho de Deus, Ele te alimenta com o maná escondido, com a Palavra de Deus.

- Tiatira Apocalipse 2:26;   
Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações. Autoridade é delegada! A mesma autoridade de Jesus, é dada àquele que já tem vida, que é alimentado, que é amado, que é aceito. Toda autoridade de Jesus é dada para usarmos desde já aqui na Terra. A autoridade que Jesus usará perante as nações, nós teremos com Ele; contra Satanás e sobre tudo aquilo que Jesus dominou na Terra, já temos essa autoridade


 Sardes Apocalipse 3:5;  

  o que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de  maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Jesus vem e a noiva é vestida de branco,vestiduras brancas! O que é isso? São as bodas do Cordeiro; a noiva é oficialmente apresentada ao Pai e aos anjos.

- Filadélfia Apocalipse 3:12;  
  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.

É feito coluna no santuário de Deus; o nome de Jesus é gravado; o nome da Nova Jerusalém é gravado. A nossa posição eterna é oficializada.

- Laodicéia  Apocalipse 3:21;    Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente  comigo no meu trono.

Depois de toda essa carreira, aos vencedores, vem o objetivo final, o objetivo que Deus sempre teve, desde que criou a raça humana: dividir tudo com o homem, inclusive o seu trono. Essa carta termina dizendo que ao que vencer, Deus lhe concederá que se assente em seu trono.
  • Essa é a carreira cristã; é uma carreira gloriosa, aleluia! As coisas que são (1:19), terminaram aqui. A partir de agora, estudaremos as coisas que depois destas hão de suceder.






Nenhum comentário:

Postar um comentário